https://dmaisimoveis.com.br/blog/10-museus-no-bairro-jardins-sp/
Em 1977, dia 18 de maio foi proclamado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) como o Dia Internacional dos Museus, para incentivar a população a criar o hábito de visitá-los e apreciá-los. Dessa forma seria possível levar a todos um pouco mais de cultura, conhecimento artístico e histórico sobre seu país de origem e o mundo. E levando isso em consideração, selecionamos 10 museus imperdíveis no bairro Jardins (São Paulo).
O bairro Jardins (SP), além de familiar, seguro e elegante, também possui uma enorme variedade de museus, que apresentam artes e história, representando as maiores riquezas culturais do Estado de São Paulo e do Brasil.
_______________________________________________________________________
Você pode se interessar também:
_______________________________________________________________________
Que tal aproveitar a data e visitar as exposições e eventos criados especialmente para o dia? Veja abaixo o que separamos para você aqui no Jardins:
10 Museus no Jardins que valem a pena conhecer:
1. MIS – Museu da Imagem e do Som
São mais de 200 mil itens no acervo do MIS, dentre fotografias, vídeos, filmes e cartazes. O museu também tem uma programação intensa com mostras de filme e exposições sobre cinema, música e fotografia. Pela qualidade de suas obras o museu é considerado um dos mais conceituados do país.
Av. Europa, 158 – Jardim Europa
2. MUBE – Museu Brasileiro de Escultura
Embora seja focado em exposições que apresentem esculturas criadas por artistas brasileiros, o MUBE promove a arte como um todo, incluindo em sua programação exposições com pinturas, grafites, desenho, música e cinema. Seu acervo fixo é riquíssimo em esculturas, tanto no seu interior quanto ao redor.
Av. Europa, 218 – Jardim Europa
3. MASP – Museu de Arte de São Paulo
Fundada por Assis Chateaubriand em 1947, o MASP foi o primeiro museu moderno do Brasil. Em pouco tempo se tornou o maior acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, reunindo hoje mais de oito mil obras de pintura, esculturas, fotografias e até vestuários. Além do acervo fixo, o museu possui programação de exposições temporárias e apresentações culturais.
Av. Paulista, 1578 – São Paulo, SP
4. MCB – Museu da Casa Brasileira
O MCB é voltado para promover a arquitetura e o design brasileiro e se tornou referência internacional pela qualidade de seu acervo e programação. Além das exposições temporárias, o MCB também inclui palestras e publicações sobre os temas, que ajudam a ampliar o conhecimento sobre urbanismo, habitação e outros fatores como mobilidade e sustentabilidade. Está localizado num belíssimo solar neoclássico de 1942.
Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
5. Fundação Ema Klabin
A empresária e filantropa Ema Klabin foi uma figura muito importante na promoção cultural da cidade de São Paulo, que acumulou um importantíssimo acervo a partir de galerias europeias, americanas e de colecionadores brasileiros. Sua casa foi construída especialmente para abrir sua coleção e virou um belíssimo museu após sua morte.
R. Portugal, 43 – Jardim Europa
6. Casa das Rosas
Entre os outros museus em SP, há também a Casa das Rosas, uma mansão com 30 cômodos que foi construída pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Quando foi ameaçada de demolição ela foi preservada como espaço cultural voltado para a literatura.
Av. Paulista, 37 – Jardim Paulista
7. Casa Amarela / Museu do Xingu
Espaço criado para discussão de arte, cultura e política, incluiu como exposição permanente o Museu do Xingu, com inúmeros artefatos indígenas e parte do legado dos irmãos Villas-Bôas.
R. José Maria Lisboa, 838 – Jardim Paulista
8. Museu Afro-Brasileiro
Com um acervo de mais de seis mil obras a respeito do universo da cultura africana e afro-brasileira a partir de temas como arte, escravidão, religião e trabalho, é um registro amplo da influência da cultura africana na brasileira.
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n – Parque Ibirapuera
9. MAM – Museu de Arte Moderna
O MAM é um museu voltado para exposições e mostras da arte moderna e contemporânea voltadas para a experimentação. A cada dois anos o museu promove a Bienal de Arte, chamada de Panorama, que contempla a produção contemporânea do país e faz parte do circuito internacional.
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n – Parque Ibirapuera
10. MAC – Museu de Arte Contemporânea
O MAC foi criado pela USP a partir do acervo do antigo MAM e das coleções de Yolanda Pentado e Ciccilio Matarazzo. O museu apresenta obras de Picasso, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Miró, Kandinsky, Di Cavalcanti, Volpi entre outros, numa coleção crescente de trabalhos brasileiros e internacionais. Instalado numa obra arquitetônica criada por Oscar Niemeyer, o local é centro de referência de arte.
Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10, s/n – Parque Ibirapuera
Agora que você já sabe um pouquinho sobre cada um, qual dos 10 museus no bairro Jardins (SP) você irá visitar primeiro?
Depois volte aqui para contar como foi a experiência!
Agora que você já sabe um pouquinho sobre cada um, qual dos 10 museus no bairro Jardins (SP) você irá visitar primeiro?
Depois volte aqui para contar como foi a experiência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário