sexta-feira, 30 de agosto de 2019

LinkedIn: conheça o espaço para o marketing da sua empresa

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LinkedIn: conheça o espaço para o marketing da sua empresa
O Linkedln é a mais famosa rede social com viés profissional do mundo, que vem crescendo a cada ano em número de usuários, empresas conectadas e disponibilidade de ferramentas para ajudar a incrementar os negócios. Bem distante de seu caminho inicial em que era usada como base de currículos, hoje a rede é essencial para o networking.
As empresas vêm descobrindo no Linkedln uma ótima oportunidade para o marketing, tanto para pequeno quanto de grande porte. Mas, ao contrário das outras redes sociais, ele apresenta um código comportamental e de marketing próprio, o que requer um conhecimento específico para utilizar amplamente as capacitações da rede.

Redes sociais horizontais e verticais para o marketing 

O primeiro passo para iniciar o marketing no Linkedln é saber a diferença sobre redes sociais verticais e horizontais. Essas estruturas servem para entender as características de cada uma e de seu público, cuja análise é fundamental para identificar o público-alvo e preparar um planejamento adequado para chegar até ele.
As redes sociais horizontais são as mais comuns e também genéricas. Elas se propõem a criar um espaço digital positivo para a comunicação e interação entre as pessoas por meio de engajamentos nos conteúdos publicados como compartilhamentos, curtidas e comentários. A horizontalidade é definida pela ampla movimentação desses conteúdos, já que os acessos entre os membros são ilimitados e os bloqueios de comunicação são criados pelos próprios usuários, a partir de uma lista de configurações que pode restringir o acesso.
Outro ponto importante de uma rede horizontal é a forma como a lucratividade ocorre. Alimentada pelo crescimento da quantidade base de usuários, por meio de Page Views que proporcionam aos anunciantes uma grande possibilidade de abrangência, é indicada para quem deseja um marketing mais amplo e pouco segmentado. O Facebook é a rede social mais significativa desse tipo de estrutura.
Já as redes sociais verticais, representadas pelo Linkedln, tratam de temas específicos e por isso atraem um público mais restrito. A sua verticalidade é identificada pela profundidade com que abordam esses temas, proporcionando um maior engajamento de sua base de usuários. Há estímulo para a formação de grupos e fóruns de debates, que ajudam a aumentar a fidelização dos usuários, no entanto as redes apresentam uma maior restrição de acesso aos seus conteúdos.
Por ser mais segmentada, esse tipo de rede é bastante atraente para os negócios. A criação de conteúdos focados em comum entre ela e seu público-alvo tende a ser bastante eficaz em estratégias de marketing ao atrair a atenção do usuário e criar engajamentos.  
As empresas estão sendo conquistadas por essa estrutura vertical do Linkedln, uma rede já consolidada entre seu público. Por meio de sua segmentação, elas podem criar anúncios e conteúdos que intensificam sua autoridade no mercado e ajudam a conquistar melhor posicionamento.
Ciente das diferenças entre redes horizontais e verticais, para começar o marketing no Linkedln é preciso conhecer suas ferramentas e como elas funcionam com seu público. É preciso se manter dentro dos limites criados pela cultura dessa rede, para fazer a marca não se perder dentro dela.

Ferramentas de marketing do Linkedln

Apresentar uma marca para pessoas que não a conhecem, não se interessam e nem a compreendem como algo necessário em sua vida é gastar investimento à toa e ainda com a possibilidade de desgastar sua reputação. Sendo assim, antes de colocar o marketing em prática é preciso uma boa pesquisa para encontrar onde está o seu público-alvo, a quem a marca se destina.
Independente da estratégia definida, é necessário ser o mais preciso possível na escolha do ambiente onde ela será utilizada. As redes sociais apresentam muitas diferenças e o Linkedln é visto hoje como uma alternativa mais sofisticada de atingir a um público ainda mais segmentado do que o proporcionado pelas outras.
Esse público tão específico que pode ser encontrado no Linkedln é essencial para uma boa parte das empresas, que não se encaixam entre as outras de perfil mais abrangente.
O Linkedln vem sendo usado pelas empresas de modo a potencializar suas vendas e valorização da marca. Em recente pesquisa da Social Media Trends, 47,7% das empresas estão no Linkedln e 70% dos usuários de redes sociais também possuem um perfil ali. Mas como a rede não tem uma estrutura nem perfil de usuários semelhantes às redes mais populares, é preciso conhecer as possibilidades para se fazer marketing no Linkedln.
Mais do que uma ferramenta de recrutamento de novos profissionais, o Linkedln oferece um espaço bastante estratégico para estabelecer uma boa relação com seu público e parceiros, valorizando sua reputação na sociedade. Como levar uma marca ao seu público-alvo requer investimentos assertivos, o Linkedln pode trazer o retorno desejado em menos tempo do que esperado, desde que utilize suas ferramentas adequadas ao marketing. Listamos a seguir os passos para o marketing no Lindkedln.
  1. As Company Pages são os ambientes mais propícios para incluir a marca no Linkedln. É possível criar uma página, semelhante à do Facebook, incluindo uma apresentação com informações gerais da empresa e da marca. Nela também são disponibilizadas as vagas para emprego e links que podem levar a outros conteúdos e sites.
  2. A rede recentemente implantou o Showcase Page, ferramenta mais completa para levar até extensões da Company Page. Por meio delas é possível destacar melhor os produtos a serem apresentados. Nesse espaço é possível incluir postagens de conteúdos dinâmicos e atraentes, que ajudam a expandir o relacionamento com os usuários.
  3. O Linkedln Ads possui algumas ferramentas semelhantes ao do Facebook Ads, com a criação de anúncios pagos na rede social. Há itens para melhor segmentação, mais voltados para o marketing de display. É uma ótima função para empresas que têm dificuldade em encontrar um público mais específico em redes sociais horizontais, oferecendo sua mensagem publicitária bastante direcionada.
  4. Marketing de Relacionamento do Linkedln ajuda a criar laços mais sólidos de relacionamentos, ao construir uma rede sólida de contato por meio das conexões apresentadas. Embora o contato seja menos intenso que uma rede social mais abrangente, as atualizações feitas na Company Page e Showcase Page são bastante eficazes em grupos relacionados e fóruns de discussão. O fundamental é que cada conteúdo criado seja altamente relevante e agregador, tornando-o sempre uma oportunidade de negócios.
O Linkedln é a rede social voltada para o profissional mais popular do mundo. Com o seu crescimento anual, vem ampliando suas funcionalidades e atraindo empresas de todos os tipos, inclusive multinacionais. Saiba mais acessando o site da RedaWeb ou entre em contato por meio do 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo.

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